logo-confederacoes

Eldorado do Sul acirra disputa pelo título da Graduados no Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade 4x4

Segunda etapa do ano contou com homenagens ao piloto tricampeão Rogério Koch

A chuva das últimas semanas deu uma folga na sexta-feira, dia 2 de junho, e no sábado, dia 3, quando foi realizada a segunda etapa do ano do Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade 4x4. Ainda assim, o trajeto a ser percorrido pelos competidores em Eldorado do Sul contou com muita água e barro. Nas categorias Turismo e Novatos o primeiro lugar do pódio não foi novidade e repetiu os resultados de São Francisco de Paula, etapa que abriu a competição neste ano. Já na Graduados, o primeiro lugar ficou com a dupla de Nova Petrópolis, o piloto José Neumann e o navegador Robson Roloff, que acirraram a disputa pelo título da categoria.

Acerando em memória de Rogério Koch

A prova de Eldorado do Sul foi especial neste ano e carregada de emoção. Antes da largada e no momento do pódio, o diretor de prova Eduardo Casagrande, representando a América Sul Off-Road, e o presidente da Trancos & Barrancos, Tiago Poisl, convidaram a família do piloto Rogério Koch para receber as homenagens programadas para lembrar o tricampeão gaúcho, morto no dia 27 de maio em decorrência de um câncer.

O tradicional minuto de silêncio do luto foi trocado pela aceleração dos motores na largada da prova, como uma forma de lembrar o que Rogério mais gostava de fazer. Entre os carros que aumentaram o giro do motor estavam a Pajero que o piloto havia guiado na abertura do Campeonato Gaúcho deste ano. Competindo na categoria Turismo, a “vovozona”, carro em que o piloto foi bicampeão gaúcho, carregou uma adesivagem especial em homenagem a Rogério e foi guiado pelo piloto Marcelo Arruda e pelo navegador Cléber Solivo Lopes, que ainda subiram ao pódio na quinta colocação.

O numeral 01 também não foi utilizado nesta etapa e todos os carros largaram com o adesivo “Aceleramos contigo, Rogério Koch”. Na hora do pódio, a família do tricampeão recebeu um troféu para lembrar tudo que o piloto construiu dentro do automobilismo gaúcho. “Não deixem morrer a história dele. Continuem o que ele construiu”, pediu o filho Dennis Koch.

Foi preciso controlar a emoção da largada e a memória do amigo para os competidores se concentrarem nos 125 quilômetros das duas provas da etapa de Eldorado do Sul. Quem conseguiu se manter na pista lisa e não cair nos valos das lavouras de arroz já saiu em vantagem nas primeiras horas da prova, que contou com trechos de muita água e barro.

Campeonato inicia disputado na Graduados

Na categoria destinada aos competidores mais experientes, a dupla campeã da etapa veio de Nova Petrópolis tentar o título da competição após chegar bem perto e ter dois vice-campeonatos na conta, em 2014 e 2015. O piloto José Neumann e o navegador Robson Roloff empataram em pontos com os segundos colocados, o piloto Aurélio Bilhalva, de Pelotas, e o navegador Tiago Poisl, de Gravataí, e precisaram dos critérios de desempare para definir o pódio. “Esta prova exigiu muito do piloto e mais ainda do navegador, por causa do terreno com trechos mais secos e outros muito lisos. O Robson fez uma boa leitura dessas diferenças e conseguiu ajustar as metragens”, explica José Neumann.

Na classificação geral da categoria as duas duplas também dividem a mesma pontuação, mas trocam de posição. Aurélio e Tiago lideram a competição e Neumann e Robson ficam logo atrás, separados pelos critérios de desempate e prometendo um campeonato disputado. “A prova de Eldorado do Sul foi ótima. Acredito que este ano o campeonato será decidido só na última etapa, o que para a competição é muito bom, pois mantém todos motivados acirrando a disputa”, afirma Neumann.

Já na categoria Turismo o piloto de Itapema-SC, Lauro “Papael” Gomes, e o navegador de Caxias do Sul, Ewerton Toledo de Lucena, repetiram o feito de São Francisco de Paula, subindo novamente no topo mais alto do pódio e conseguindo uma vantagem na classificação geral. Entre os Novatos, o pódio repetiu fielmente o da primeira prova do campeonato. Melhor para a dupla de Dois Irmãos, o piloto Francisco Weber e o navegador Felipe Müller. “A minha experiência no rally era nula antes desse campeonato. Aprendi a usar o hodômetro 30 minutos antes da primeira prova e ainda estou aprendendo a usar a planilha. O início do campeonato está bom, acredito que temos muita parceria e confiança na dupla, mantendo o foco e querendo crescer sempre”, conta o navegador que estreia em rallys na liderança do campeonato gaúcho.

A etapa de Eldorado do Sul ainda contou com o projeto “Brincando com o Rally”. A atividade reuniu pilotos e navegadores para entregar mais de 300 brinquedos para as crianças do município que estiveram presentes no evento. Através do projeto, os pequenos conheceram de perto como são os carros preparados para o esporte e se divertiram com os brinquedos infláveis disponibilizados pela Prefeitura.

Em 2017 a competição roda o Rio Grande do Sul pelo sétimo ano consecutivo com cinco provas no total. Após São Francisco de Paula e Eldorado do Sul, ainda estão programadas etapas para os dias 30 de junho e 1º de julho, 4 e 5 de agosto e 29 e 30 de setembro, onde acontecerá a grande final com o campeonato retornando para São Francisco de Paula.
O Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade 4x4 é realizado pela América Sul Off-Road, organizado pelo Rally Clube do Rio Grande do Sul e tem supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA). O patrocínio é da IPIRANGA LUBRIFICANTES; TROLLER TRILHA FLORAUTO; CONFORTO, Artefatos de Couro e VIGITRACK, Rastreamento e Gestão de Frotas. O campeonato ainda tem o apoio da Pizzolatto Advogados, Multital, Q7 Off-Road, Pontual Autolocadora, Pitbull 4x4 Guinchos e Acessórios, Repecol, AutoClass, MP+ Comunicação Visual, Sauna e Spa Porto Alegre, Aero-Fast Estacionamento Aeroporto, Imóveis Crédito Real, Beto Paraná Arte em Suspensões e OffShox Amortecedores Especiais. O apoio da etapa local é da Prefeitura de Eldorado do Sul e da Comunicação 4x4.

CONFIRA O PÓDIO COMPLETO DE ELDORADO DO SUL:

PÓDIO GRADUADOS (Piloto/Navegador)
1º | José Neumann e Robson Roloff (Nova Petrópolis)
2º | Aurélio Bilhalva (Pelotas) e Tiago Poisl (Gravataí)
3º | Rafael Cardoso (Novo Hamburgo) e André Santos (Pelotas)
4º | Roger Sandoval (Porto Alegre) e Thiago Silva (Gravataí)
5º | Fábio Torcato (Viamão) e Alexandre Rech (Caxias do Sul)

PÓDIO TURISMO (Piloto/Navegador)
1º | Lauro “Papael” Gomes (Itapema-SC) e Ewerton Toledo de Lucena (Caxias do Sul)
2º | Christian Hoerde (Eldorado do Sul) e Daniel Antonioli (Caxias do Sul)
3º | Carlos Zanetti (Bento Gonçalves) e Carlos Guedes (Carlos Barbosa)
4º | Carlos Ruschel e Eduardo Ruschel (Gravataí)
5º | Marcelo Arruda (Alvorada) e Cléber Solivo Lopes (Porto Alegre)

PÓDIO NOVATOS (Piloto/Navegador)
1º | Francisco Weber e Felipe Müller (Dois Irmãos)
2º | Mirela Starhan (Porto Alegre) e Kátia Paloma (Gravataí)
3º | Renan Baumgartner e Maiara Baumgartner (Santa Rosa)
4º | Lourenço Poletti Fritsch e Henrique Bajerski (Gravataí)
5º | Eduardo Bochi e Eduardo Centeno (Porto Alegre)

unnamed

Calendário

calendario

Login Form